Alguns motivos podem levar a negativa de procedimentos, os mais comuns são:
- Carências
- Falta de justificativa
- Duplicidade
Pode ocorrer também a autorização parcial. Isso significa que, em um mesmo pedido, parte dos procedimentos foi liberada e parte foi negada. Para entender o motivo específico de cada item negado, consulte o status da sua guia tocando aqui.
GUIA JÁ APRESENTADA | Esse procedimento já está incluso em outra guia e você poderá fazê-lo. Peça para o parceiro informar se existe alguma guia com o mesmo pedido no sistema. |
GUIA AUTORIZADA PARCIALMENTE | Algum item pode precisar de justificativa, exceder o limite de uso, ou pode ser que o procedimento tenha sido executado recentemente. No entanto, isso não impede que realize os demais itens da sua guia. |
VALIDADE DA GUIA EXPIRADA | A guia foi lançada a mais de 60 dias e expirou o tempo de validade. Neste caso, o parceiro deve lançar novamente o pedido de liberação em sistema para a Sami. |
CARÊNCIAS | Você ainda não cumpriu o tempo mínimo no plano para fazer este procedimento. Acesse a seção 'Carências' aqui no aplicativo ou site para verificar os prazos específicos para cada serviço oferecido pelo plano. |
SERVIÇO NÃO PODE SER REALIZADO NO LOCAL ESPECIFICADO | O local de atendimento não é credenciado pela Sami para realizar esse tipo de procedimento. Sugerimos que consulte a Rede Credenciada aqui no app, acionando o botão ""Rede"" na tela inicial. |
SERVIÇO SOLICITADO NÃO POSSUI COBERTURA |
Isso significa que a solicitação não possui cobertura contratual, pois não faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Portanto, não pode ser realizado com a cobertura do plano. |
NÃO ATENDE ÀS DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO - ROL ANS |
A DUT assegura que os profissionais de saúde solicitem exames, consultas ou procedimentos exclusivamente para o cuidado clínico do paciente, excluindo interesses estratégicos ou financeiros. Pedidos fora das diretrizes são negados; consulte o profissional responsável para aplicação da justificativa adequada. |
CONSULTA NÃO AUTORIZADA |
Isso significa que não localizamos o encaminhamento de seu Time de Saúde que justifique a realização desta consulta. Sendo assim, sugerimos que entre em contato com o seu Time de Saúde para que lhe seja garantido direcionamento coordenado conforme sua necessidade. |